A depressão masculina parte 1

A depressão masculina é diferente da feminina em muitos aspectos.
As mulheres entram em depressão principalmente por causa das variações hormonais, por causa do feminismo (sim, o feminismo tornou as mulheres infelizes, mas isso é assunto para outro post) e principalmente porque não conseguem ter todos os seus caprichos atendidos pelos homens.
O homem sofre exatamente porque a mulher atual enxerga os homens com profundo desprezo e arrogância, e apenas utiliza o homem como seu provedor.
Mesmo o homem mais inocente e inexperiente percebe isso, mesmo que ele tenha vergonha de admitir isso e quase todo homem tem vergonha de admitir que para a mulher ele não passa de um carro e um cartão de crédito.
Pesquisas sobre a saúde mental estimam que quase 11 milhões de homens no Brasil (em 2012) sofrem de depressão, mas eles relutam em falar sobre isso porque temem ser alvo de chacotas dos próprios amigos e principalmente das mulheres, porque elas demonstram absoluta insensibilidade com os problemas masculinos.
Claro que por motivos óbvios elas sempre negam isso e dão respostas politicamente corretas na frente das pessoas.
Mas a própria mulher sabe que ela não se importa com nada que venha do homem a não ser que seja um anel de brilhantes.

As mulheres sempre falam muito e agem pouco, gostam mesmo é de chamar a atenção.
Os homens tentam o suicídio 4 vezes mais do que as mulheres e eles dificilmente fazem algo contra si mesmos só para chamar a atenção, a não ser que tenham sérios problemas mentais.
O que quase todos não entendem é que no homem os sintomas da depressão são bem diferentes da depressão da mulher e isso faz com que as pessoas duvidem ou menosprezem a depressão masculina, e isso ocorre há séculos.
As mulheres nunca sofrem caladas e expõem para todo o universo seus sentimentos, verdadeiros ou falsos.
Nos homens é o contrário, e eles tendem a ocultar algum problema ou tentam resolve-los sozinhos.
Inclusive não seria exagero dizer que os homens “vivem” intensamente a sua depressão, enquanto as mulheres esperneam e pedem ajuda das amigas e dos homens!
O homem tende a expor a sua depressão através das suas frustrações (e descontam em quem está próximo a ele) ou se isolam do mundo e ficam submersos em seus próprios pensamentos. Pensamentos esses que na maioria das vezes são abstratos ou então explodem demonstrando uma ira sem motivo aparente.
Percebi que a maioria dos homens tem tendência para fugir da realidade quando estão em depressão profunda e isso inclui assistir filmes durante horas ou ficar o dia todo no computador.
Oficialmente, para cada 2 mulheres em depressão existe 1 homem, mas eu não acredito nessas estatísticas, porque eles dificilmente admitem que tem algum problema porque consideram isso um “negócio de homem frouxo”.

Captura de Tela 2013-10-18 às 03.35.39

Eu acredito que o homem esta muito mais vulnerável do que a mulher no que se refere as chances de ter depressão.
O principal fator nessa diferença é a relutância do homem em admitir que está com depressão, um problema tido como mais “feminino”.
A demora do homem em procurar tratamento médico para seus problemas agrava de tal forma uma doença, que isso acaba influenciando até mesmo na expectativa de vida do homem.
Os homens no Brasil vivem quase 10 anos menos do que as mulheres.
A depressão em estágio avançado pode dobrar os riscos do homem desenvolver doenças cardíacas, diabetes, câncer e outras doenças, incluindo impotência sexual, e pode provocar um envelhecimento mais rápido e até mesmo uma diminuição dos níveis de testosterona.
A morte de um parente, o fim de um relacionamento ou até a ser demitido pode provocar uma grave depressão nos homens mais susceptíveis.
O homem ainda se considera um “caçador” e um “provedor” e perder essa função pode desestabilizar o homem de forma profunda.
É uma sensação estranha de que se está morto, mesmo estando vivo e quando estamos mortos por dentro qualquer emoção nos faz sentir vivos.
Mesmo que sejam emoções ruins.

Captura de Tela 2013-10-18 às 03.37.14

Os homens tem tendência para se refugiar no álcool e nas drogas quando estão depressivos.
Mas isso faz se afundarem ainda mais na depressão.
Foi provado em pesquisas que o álcool diminui a absorção de vitaminas e as vitaminas são essenciais para evitar diversas doenças, inclusive a depressão.
O homem em depressão precisa do apoio da família e daqueles que convivem com ele, mesmo sendo uma fase difícil no qual o homem tende a tratar principalmente a própria família muito mal, porque quer descontar a raiva em alguém.
É extremamente importante o homem que está com esse problema admitir o que tem e se for preciso procurar tratamento, hoje é muito mais fácil e rápido se tratar e ignorar um mal só vai piorar ainda mais a situação.

34 comentários em “A depressão masculina parte 1

  1. JV disse:

    Ótimo post, perfeito Heber, parabens.

  2. Leandro disse:

    Vivemos em constante pressão, desde a pressão pela perda do BV, depois a primeira garota que comemos, a pressão de conquistar aquela garota que queremos tanto, a pressão de arrumar trabalho, a pressão dos inícios em times de futebol, grupos de artes marciais, os trotes que novatos recebem, a pressão nas competições, as pressões de provar que somos alguém na sociedade, aceito pelas mulheres (junte esses que falei agora com a INVERSÃO DE VALORES), manter o relacionamento, a pressão de estar a pé e ver um casal de carro e a tua namorada olhando, a pressão de dar uma boa vida a mulher e ao filho, ver o filho do mais rico com um brinquedo caro e não poder dar um igual a o filho, a pressão que homens fazem pra conseguir uma namorada e quando conseguem fazem de tudo pra agradar-la, com medo de perder uma das poucas chances que tem na vida, a pressão de subir de cargo no trabalho, ser logo aprovado no vestibular, ter um emprego para não ser chamado de VAGABUNDO, garantir segurança aos amigos e irmãos mais novos, estar exposto a mais violência, perigos, porradas na cara, xingamentos, coisas explodindo.

    A vida do homem é uma SUPERAÇÃO, pros homens de valores mais ainda, eu vejo muitos homens de em que só tomam PORRADA, sofrem por não serem valorizados nessa sociedade doente.

    Vejam no polo sul e norte, a pressão que um caçador que vai por HORAS, esperar a foca botar a cara na superfície e se ele errar aquela ÚNICA oportunidade do dia de pegar a caça, ELE VÊ A FAMÍLIA DELE MORRENDO DE FOME

  3. Rodrigues disse:

    Já tive depressão por causa do fim de um relacionamento (o meu primeiro relacionamento); e o sintomas são esses mesmos…

  4. Carlos disse:

    Aos meus 14 anos de idade, entrei em depressão profunda… motivos: “amor” não correspondido, eu era barrigudo, tinha os dentes tortos e era um MEGA matrixiano… ela gostosinha com cara de anjo… renasci das cinzas em meio ano… hoje… após 12 anos deste tormento que foi a minha vida… eu magro definido, dentes parelhos e realista… ela gorda “proporcional” com cara de bolacha… sofro constantemente assédio de adolescentes (estas que por enquanto não ligam para status social)… ela deve estar com número de homens bem limitados, mas quando ela tinha 14 anos, ela era muito assediada. Isto demonstra que o mundo dá voltas.

  5. Eduardo disse:

    Pelo que e falado no post, parece que o sexo fragil e o homem e nao a mulher. O homem e forte fisicamente ja a mulher e forte psicologicamente. Nisso elas levam vantagem.

    • Willian disse:

      Não, você entendeu errado. A mulher também é fraca psicologicamente, porém, o que a sociedade passa para todos é que esse tipo de coisa é algo feminino, que homem de verdade não possui esse tipo de problema.

  6. davi disse:

    caralho , me identifiquei bastante com o texto sob certos aspectos, principalmente na fuga da realidade através do alcool e de horas a fio assistindo filmes. essa sensação de se sentir morto ou de querer morrer, mas não ter coragem pra fazer nada. a questão de sofrer em silencio pra não incomodar ninguem, não ter onde despejar a raiva e a angustia. Se isso realmente for um diagnóstico, eu realmente tenho depressão.

  7. Jenki disse:

    Tenho 18 anos e começei a tomar um anti-depressivo tarja preta por causa dessa merda….

    VALEU MESMO,SOCIEDADE!! ¬¬

  8. Caro camarada concordo plenamente com voce as mulheres se sente melhor ainda e quando ela humilha ou rebaixa o homem e vão correndo contar para as amigas estamos no século 21 aonde infelizmente as mulheres se tornaram independente por isso que os homens quanto nao tem em casa procura na rua ainda existem mulheres cooprensivas

  9. Edu Auor disse:

    Ainda bem que descobri esse blog quando tinha 13 anos! Agora tenho 14 é observo bem as coisas que os homens é as mulheres a minha volta fazem realmente se continuar assim o futuro ta fudido.

  10. Willian disse:

    Acabei de ver um episódio de uma nova série americana “Anger management”. O personagem principal interpretado pelo Charlie Sheen se tornou um psiquiatra, um de seus pacientes é uma mulher com todas as características da maioria das mulheres atuais. Fútil, mimada pela sociedade, ela conta que atirou nos testículos do seu companheiro após ser enganada, e advinha? Todos riem. Isso é uma das coisas que me irrita muito. Há anos que esse tipo de comportamento da mulher é representado nos filmes, séries e é visto como algo cômico ou então apoiado pelas mulheres.

    Vejam o comportamento dessas mulheres:


    Por que será que elas acham que podem agir dessa maneira? Isso me irrita profundamente. Nos dias atuais, elas que podem estudar, exercer a profissão que quiserem, até temos na presidência uma mulher. Acham que podem agir dessa maneira que tudo bem, acham que podem agredir o homem com tapas, socos, até mesmo verbalmente que tudo bem. Ainda por cima, querem que a tratemos como rainhas, com delicadeza e gentileza só por serem mulheres. Além de tudo isso, se tornaram vulgares, não se dão respeito e querem o nosso respeito. O último vídeo pode até ser fake, mas é o que as mulheres acham que podem fazer e riem disso. Tem como não sentir ódio diante disso? Não vou ser hipócrita dizendo que não quero um relacionamento sério, pois eu quero, mas a cada dia que passa está mais difícil olhar esses seres “delicados” e não sentir desprezo.

    • Tiozão Casado disse:

      É exatamente esse a mentalidade da mulher atual, enxerga o homem como um utilitário descartável (provedor), onde os homens casados com raras exceções estão pagando todos os seus pecados, aguentando infernos emocionais, desprezo, contrariedades, onde os maridos só são lembrados quando chegam as contas em casa e a geladeira tá vazia. Tem de ficar implorando por migalhas de sexo, que praticamente nunca tem vontade.
      Elas fazem isso porque tem todo o aparato legal amparando-as, todo um sistema que prejudica o homem atual nos relacionamentos de todas as formas.

    • joao grandao disse:

      Porra, bicho tô gostando muito desse Blog, e esse último post é o que acredito, as mulheres de hoje não são iguais a da outra época, a imagem construída do romantismo insisti em ficar em nossas mentes e desconstrui-la é necessária para vivermos com mais saúde física e psicológica. A diferença é que antes existia de certa forma uma “ditadura” social em que a mulher que não casasse ia ser infeliz, e muitas casavam “forçadas”, ou não. O fato é que não existia nenhuma legislação apoiando elas em caso de maus tratos e nem força social tinham, então em qualquer ato de violência proferido pelo homem tinham que ouvir e ser agredidas caladas. Mas no contexto atual é diferente elas ganharam muita força e se quiserem não se submetem mais a isso, na conjuntura capitalista -consumista, as mulheres que são mais desejadas e foram criadas na concepção de princesa (culpa muito dos homens em mimar fazendo as vontades, coisa que vejo muito nas famílias) só contribui para envaidecer essas criaturas e tirar qualquer sensibilidade de que somos todos seres humanos e que temos emoções negativas e positivas.

  11. Masaharu Kurt disse:

    Cara, é exatamente isso!! Porque ninguém tem coragem de falar essas coisas?
    Incrível, Incrível !!

  12. MRL disse:

    Cara,quando li esse post,pareceu que foi pra mim,estava sentindo que estava entrando em depressão por causa da minha namorada a um tempo atrás,mas,quando um amigo me indicou seu blog,eu comecei a ler,e fui mais a fundo,e percebi que mulher gosta mesmo é de dinheiro,nada mais,e o homem que tiver e torrar com elas,são os melhores pra ela,sei disso,pois quando trabalhava,gastava demais com ela,e agora que estou desempregado,ela veio me pedir um tempo,quando ela disse isso,eu não pensei duas vezes,disse que tempo não existe,ou é ou não é…demorou,mas saí da matrix,tenho meus amigos,saio pra conversar e zoar,coisa que nenhuma mulher faria,mulher só serve pra julgar e te sugar até a ultima gota de ânimo,liberdade,dinheiro…seu blog é demais,espero que outros saiam da matrix,como eu saí…

  13. Marco Antonio disse:

    Por que Mizael Bispo matou Mercia Kakashima, depressao por causa da rejeicao. Desprezo pode levar um homem a matar sua companheira

  14. Gabriel Terra disse:

    Nossa, esse post fica tendencioso em várias partes. Por favor, caro autor, cite exemplos pra comprovar essa tese, parece que a mulher troca tudo por um “anel de brilhantes”. É claro que grande parte das mulheres percebe os problemas do homem, mas não se sente confortável assumindo uma posição ativa a esse problema, DEVIDO a todas as causas que já citaste: influência da mídia, do grupo, etc. O conteúdo é muito bom, mas a finalidade do blog, pelo que eu entendi, seria de “detonar a matrix”, ou seja, romper preceitos que escravizam a sociedade de alguma forma; o que eu vejo em vários posts é que o autor parece ter CRIADO OUTRA MATRIX, com argumentos que não se sustentam tão bem por falta de exemplos e generalizações apressadas.

    • Falou tudo Gabriel. Toda generalização é fonte de preconceito, e, por que, ñ dizer de extremismo, radicalismo e fanatismo. Adorei o texto do autor do blog, pois a maioria das mulheres, seja por razões culturais, estimuladas pela sociedade de consumo reforçam essa tendência de coisificar nós, homens. É claro, que, nós tb as coisificamos (lato sensu). Fora alguns comentários mais comedidos, talvez o seu tenha sido o mais sensato q li. Isto aqui (a soma da maioria dos comentários), está parecendo a Faixa de Gaza. Um autêntico campo de guerra entre os sexos, onde, claro, está presente o ódio. É capaz de alguns entenderem aquilo que estou querendo dizer. Certamente, vários dirão q estou sendo contraditório. Não é o caso. Explicando melhor, hipoteticamente 90% das mulheres pensam e vivem esta dinâmica colocada pelo autor do blog. No entanto, 10% das mulheres está cansada desse espírito beligerante(o percentual é hipotético). De qualquer modo, “tiro o chapéu” p/ o autor do texto acima. É curioso: tive apenas uma namorada de balada nas noites. E ainda assim, ela tinha mais rótulo do q conteúdo. Os relacionamentos duradouros q tive c/ as minas, teve início na fila da padaria, no trabalho, ou surgiu de algum casal amigo q me apresentou etc; ou seja, nos locais mais inusitados. Sinto q as mulheres de balada, em sua maioria, são mais fúteis. Porém essa é a minha percepção. Não quer dizer q eu esteja necessariamente certo.

  15. gladstone disse:

    Fiquei com uma dúvida: existe algum estudo científico que relacione a depressão com diabetes?

  16. Anõnimo! disse:

    Eu me identifiquei com o texto, tenho 17 anos, atualmente me sinto depressivo, inclusive deixei de ir para escola, ainda não trabalho! Tecnicamente sou um vagabundo! xD

    Mas eu estava cansado de ir para escola e ouvir aqueles malditos Funks, ver aquela gostosa que tenho certeza que não liga pra mim, mas só se aproveita para pedir ajuda pelo fato de eu ser nerd!

    Mesmo tentando ser uma boa pessoal, sendo educado nunca consegui ter uma “turma”
    Sempre fui forever alone, antigamente achava que todo o erro era meu, mas foda-se , sei hoje em dia que não é só eu que estou nessa situação.

    Não vou querer ser boyzinho para atraír ninguém e nem tentar ser uma pessoa que nunca poderia ser.
    2013 vou dar a volta por cima, como a fênix, terminar o estudo, me formar e claro futuramente ir para faculdade.

    Minha história é de looser mesmo, mas não tenho vergonha de compartilhar aqui!

  17. Osvaldo Júnior disse:

    Nunca sai de casa para uma balada e sou taxista.

    Mesmo assim já comi 130 mulheres sendo destas cerca de 80 garotas de programa e cerca de 50 vadias que me deram de graça.

    Resultado=Até que não foi tão ruim assim para quem tem 30 anos e nunca saiu a noite ou teve algum amigo.

  18. Max disse:

    Obrigado guerreiros, homens honrados! sem palavras!!!!!

  19. Saulo disse:

    Eu estou com sintomas da depressão alguns pontos elencados aqui nesse post fez com que eu realmente confirmasse o que estou sentindo. Nós, homens, temos muitas cobranças: temos que sermos viril, trabalhador, pai, atleta, sermos promissor em tudo em que agimos… Sou constantemente cobrado pela minha família, amigos, namorada, expectativas de ser quem eu não sei se conseguirei ser; tenho obrigações demais… e agora que estou sem trabalho, com uma provável ex-namorada, sem dinheiro, sem casa para morar tendo que morar de favor com parentes… enfim minha vida desmoronou e não sei o que fazer na minha vida! só penso em morrer ou pelo menos sair desse mundo que estou vivendo ou sobrevivendo.
    preciso de ajuda.

    2030santos@gmail.com

    • nelci nrs disse:

      ao amigo saulo acima:sei que não é facil.realmente o que voce esta passando derruba qualquer homem,mas lembre-se: faça as coisas que voce quer fazer por voce mesmo.siga esse pensamento e viveras melhor.afinal de contas nem jesus cristo agradou a todos,quem dira a gente vai conseguir.não tente agradar ninguem,pois pelo jeito ninguem esta nem ai com voce. se a não pensamos em nós mesmo, ninguem vai pensar.se sua namorada te amasse de verdade ela não te cobraria nada e sim te apoiaria nas horas dificeis,troque de namorada se preciso for.amigo que é amigo de verdade te apoia,mesmo que voce esteja errado.e se tua familia só te cobra,assim que voce conseguir trabalho,alugue um imovel e va morar sozinho,do que adianta morar com pessoas que só te põe pra baixo.tem colegas de trabalho que ja me chamaram de malcriado,pois eu não aceito cobranças,e não faço o que a sociedade quer e sim o que eu quero.

  20. Daiane disse:

    Me senti um homem ao ler esse texto, pois concordo com muito do que foi dito mas me comporto de maneira completamente diferente, acho triste e um absurdo como nossa sociedade está ficando.

  21. Mateus disse:

    Inclusive não seria exagero dizer que os homens “vivem” intensamente a sua depressão, enquanto as mulheres esperneam e pedem ajuda das amigas e dos homens!
    O homem tende a expor a sua depressão através das suas frustrações (e descontam em quem está próximo a ele) ou se isolam do mundo e ficam submersos em seus próprios pensamentos. Pensamentos esses que na maioria das vezes são abstratos ou então explodem demonstrando uma ira sem motivo aparente… (passei por isso) peço a segunda parte com urgência por favor meu amigo !

  22. Ludmila Maria disse:

    Nossa, as mulheres precisam compreender os homens! Esse negócio do anel de brilhantes não pode ser generalizado. Eu compreendo a dor dos homens, todos precisam de carinho e compreensão por parte das mulheres. Se queremos direitos iguais, temos deveres iguais tbm. Se o homem, via de regra, cuida da mulher, a mulher tbm tem q cuidar do homem. ;)

  23. Jota Ronaldo disse:

    Tenho 30 anos e nunca tive namorada. Sexo mesmo so pagando para prostitutas. Me considero inteligente e comunicativo, mas isso nao basta. Mulheres gostam de homens sem cerebro mas com muita grana carros e motos importadas. Essa e a realidade. Nao tem como fugir dessa realidade, ou aceita ou fica a vida toda sofrendo em vão.

Deixe um comentário